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Pedagogia judicial e processo democrático: a fala processual como exercício de Cidadania

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Pedagogia judicial e processo democrático: a fala processual como exercício de Cidadania

João Carlos Salles de Carvalho

Descrição

“[...] o Professor João Carlos argumenta, em um primeiro momento, sobre como é possível interpretar o saber do instrumentalismo processual bülowiano, o qual ainda chama o cidadão de “jurisdicionado”, como um acervo técnico de dominação que submete o cidadão a uma infantilização forçada. Mostra que, reduzidos à condição de infans (aquele que não fala), os possíveis afetados pela decisão judicial são sempre impedidos de falar, porque a jurisdição estatal, como atividade de dicção jurídica pela autoridade, é que fala, por eles, o direito que deverão obedecer. Esse é um dos argumentos de que o livro ora prefaciado se utiliza para testar a hipótese, nele suscitada, de que a versão da legitimatio ad causam dos procedimentalistas tradicionais assujeita a cidadania, no sentido de que considera o cidadão sempre como aquele que não fala, como aquele que deve ser sempre falado.”


André Cordeiro Leal

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Detalhes

João Carlos Salles de Carvalho: Advogado com experiência na área de Direito Civil, Constitucional e Processual Civil, graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Constitucional pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE). Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na área de Direito Processual, linha de pesquisa “O processo na construção do Estado Democrático de Direito”.

Informação Adicional

Formato Impresso
Editora DPlácido
ISBN 978-85-8425-819-2
Autor João Carlos Salles de Carvalho
[Org.] Não
Ano 2017
Páginas 252
Prêmio Jabuti Não
Coleção Não

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